2013-04-11

Entrevista a António Simões

Q.: Após vários anos com a equipa a competir ao mais alto nível em diversos campeonatos internacionais a ASM encontra-se de momento sem um programa definido para 2013. O que levou a esta situação?

António Simões (AS): O que nos levou a esta situação foi o facto de não termos conseguido reunir fundos suficientes para o campeonato Blancpain que era o nosso objectivo. Como tal optámos por nos colocar em stand by para podermos estar disponíveis para um projecto quem sabe mais ambicioso…

Q.: Em 2009 além de ganharem o campeonato Le Mans Series em LMP2 também conquistaram o título principal no Campeonato de Espanha de GT com um Ferrari GT2, portanto experiência e resultados em GT não faltam à equipa.

AS: Sim a equipa também tem muita experiencia em provas de GT, sejam de sprint ou de resistência, e apesar de não haver um projecto neste momento, a equipa mantém-se pronta e preparada.

6312 6 314Q.: O ano passado a ASM enveredou por competir com um carro (McLaren GT3) que estava a dar os primeiros passos, os resultados ficaram aquém do esperado? Qual a razão da escolha tendo em conta que existem no mercado outras opções com mais provas dadas?

AS: Os resultados foram bons para a McLaren, o carro ao longo do ano fez 19 podiums, para nós e para algumas outras equipas McLaren não foi positivo, tivemos muitos problemas com a fiabilidade do carro, mas estou convicto que o problema da fiabilidade irá ficar definitivamente resolvido com os melhoramentos feitos em todos os McLaren para 2013, e que o carro este ano vai definitivamente mostrar o porquê da ASM se decidir por esta marca.

6312 1 191Q.: Em 2012 competiram no Blancpain e no final do ano foram as 12h de Abu-Dhabi, mas em ambos os casos os resultados não foram os desejados. Como considera as experiências?

AS: Do Blancpain ficam algumas boas recordações como a da organização do campeonato, das 24h de Spa ficou o facto de o Ricardo Bravo e o Pedro Lamy mostrarem a boa Performance do carro, foi pena o grande acidente nos treinos de 5ªfeira do Karim que nos afetou bastante uma melhor preparação do carro para a prova em que acabamos por desistir.

Abu Dhabi foi das corridas que mais prazer nos deu fazer, pois foi fantástico assistir por dentro ao despique saudável entre 2 dos melhores pilotos do mundo atuais de GT (Alvaro e Rob), e esta foi a forma perfeita de terminar a época, onde fizemos a volta mais rápida da corrida precisamente na ultima volta da corrida.

09NU7781Q.: A equipa tem feito inúmeras corridas de resistência ao longo dos últimos anos, sendo actualmente uma das equipas na Europa mais rodadas em provas de 24 horas. Considera que a equipa se especializou neste tipo de provas?

AS: Temos muita experiencia em corridas de resistência, todos os membros da equipa sabem o que fazer e estão muito bem preparados para fazer face às especificidades de provas de longa duração…. mas não fechamos as portas a outro tipo de provas.

Q.: A ASM de momento ainda não tem um programa definido para 2013, quais os projectos futuros e que ambiciona concretizar?

AS: Gostávamos muito de voltar as 24h de Spa e estamos a trabalhar nesse sentido, o desejo de voltar a competir é grande e espero em breve poder anunciar o que iremos fazer no futuro… Em paralelo queremos muito voltar a Le Mans e também fazer o WEC. Ainda temos contas a ajustar com Le Mans visto que nunca fomos muito felizes lá. A ASM tem o desejo de voltar a contar com um projecto financeiramente sólido e bem estruturado para fazermos face aos desafios que um campeonato internacional exige.

JulieSueur_LeMans2011_Pesage_02