Com o intuito de aumentar a competitividade do nosso Ford Escort mk1 RS1600 foi concretizado um projecto de redução de peso no carro. O objectivo delineado de reduzir 40 kg foi alcançado.
O projecto incluía uma análise da grande maioria de todos os elementos do carro para entender onde existia um maior beneficio de redução face ao investimento e actualização.
Foi revista toda a instalação eléctrica sendo retirados todos os elementos já não utilizados e aligeirando a existente. Elementos como a chauffage foram removidos mantendo a opção de conectar uma ventoinha externa caso seja necessário.
O painel de instrumentos foi também substituído por uma unidade compacta mantendo toda a informação necessária.
As portas e outros elementos foram aligeirados onde possível.
A panela de escape foi substituída por uma mais leve, retirou-se a segunda bomba de gasolina, a bomba de travão de mão, e a segunda escova de limpa-vidros.
Na suspensão traseira foram montados flanges dos semi-eixos de transmissão em alumínio, cubos em alumínio extremamente leves com rolamentos novos de maior dimensão. As porcas das jantes foram substituídos por elementos em alumínio.
As robustas jantes Minilite, foram substituídas por um conjunto de jantes em alumínio com um redução de 50% no peso.
No compartimento do motor conseguimos alterar o alternador por um de elevado desempenho com metade do peso, bem como o suporte do mesmo em teflon.
Nestas alterações foi sempre tido em atenção o cumprimentos dos regulamentos das principais provas a nível Ibérico e Europeu.
O carro está elegível para os eventos do Historic Endurance, Peter Auto – Heritage Touring Cup e Masters, e está disponível para participar em aluguer com assistência, ou para venda.
Confira mais fotos do upgrade na nossa galeria.
Para mais detalhes confira a página do nosso Ford Escort RS1600.
Mais imagens na secção multimedia