2010-09-12

Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team brilhantes nos 1000 Km de Silverstone

O piloto português Miguel Pais do Amaral, que partilhou o volante do Zytek 09S do Quifel ASM Team com o francês Olivier Plas, alcançou um brilhante segundo lugar da classe LMP2 nos 1000 Km de Silverstone, derradeira corrida do campeonato Le Mans Series 2010 disputada este domingo no famoso circuito britânico.

A equipa portuguesa, detentora do título alcançado em 2009, bateu-se pela vitória do princípio ao fim da corrida, tendo sido batida quando não conseguiu tirar partido de uma aparatosa saída de pista do carro da sua rival, a Strakka Racing, acabando o Zytek então tripulado por Miguel Pais do Amaral por se despistar na mesma volta, devido a uma manobra perigosa de um Ferrari mais lento.

“Fomos forçados a uma paragem não programada nas boxes e isso acabou por nos ser fatal, pois perdemos muito mais tempo do que os cerca de 50 segundos que no final nos separaram dos vencedores”, sublinhou António Simões, Director do Quifel ASM Team, lamentando mais um dos vários momentos de pouca sorte que esta temporada impediram a equipa portuguesa de revalidar o título.

“Importa sublinhar o comportamento exemplar da equipa, irrepreensível ao nível da pilotagem e da estratégia de corrida”, salientou Maurício Pinheiro, team-manager do Quifel ASM Team, ainda mal refeito do susto apanhado quando no último turno da prova, a cargo do francês Olivier Pla, o motor do Zytek ficou a trabalhar em apenas sete cilindros, impossibilitando um ataque final ao primeiro lugar.

Para Miguel Pais do Amaral, que voltou a exibir-se ao nível dos melhores do pelotão, ficou a certeza de que toda a equipa está a crescer a cada prova que passa: “Voltámos a estar na primeira linha da luta pela vitória e isso é entusiasmante para a próxima temporada, que vamos começar já a preparar”, explicou o piloto português.

De facto, o Quifel ASM Team tem já previstos os primeiros testes de pneus com a Dunlop para meados de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve, uma vez que os pneumáticos a utilizar na próxima época, na classe LMP1, serão de maiores dimensões.