2015-11-02

Portimão Historic Festival. Vitória e um terceiro lugar para o RS a ASM

IMG_6978

O primeiro dia de corridas começou com os treinos cronometrados já disputados com a chuva que se fez sentir todo o fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve. Já ao cair da noite, com um atraso superior a duas horas, a corrida começou com um espetáculo incrível para os espectadores. A bancada do paddock estava completamente cheia, o público aguardou até ás 19h para ver o Iberian Historic Endurance pela primeira vez em Portugal em 2015.

IMG_1804

A primeira parte da corrida foi marcada pelo emocionante duelo entre os Holandeses Campagne e a dupla portuguesa da ASM Team, Pedro Resende / Miguel Pais do Amaral em Porsche 911 3.0 RS. No final a dupla da ASM teria de contentar-se com o 3º lugar na categoria Históricos de 1976, o primeiro lugar foi para a dupla Lopez / Rodriguez também em Porsche 911 3.0 RS, seguido por Mário Silva / Gomes em Ford Escort RS 1600.Na categoria H 65, as duplas Francisco Sá Carneiro / Fernando C. Ferreira, Antonio Simões / João R Paris ambas em Porsche 911 2L e Carlos Cruz / H. Sobral em Jaguar E, não conseguiram classificações de relevo, em parte por estarem a competir com os fortíssimos Ford GT 40 mas também pelas difíceis condições da pista e á pouca iluminação, terminando respetivamente na 18ª 12ª e 19ª posições.

IMG_7104

A segunda corrida do Iberian Historic Endurance foi também marcada pelo seu atraso e pela forte chuva, com 8 equipas a decidir não participar.

Nova batalha entre o Porsche Carrera 3.0 RS da equipa ASM e a dupla espanhola, seguidos pelos Ford GT40. Após a troca de Pilotos, os Ford GT40 parando apenas 60 segundos devido aos pneus Avon foram a` procura dos primeiros classificados para nova saborosa vitória a geral. Em primeiro lugar na categoria H 65 ficou a dupla pai e filho Macedo Silva, no bonito GT40 Spyder seguidos pela dupla Alemã Nolte / Stippler também em GT40, e em terceiro pelo Ford Mustang Holandês de Putten / Heuvel.

Duas das duplas da ASM Team na categoria H 65 optaram pela não participação na corrida por falta de segurança, enquanto que o Porsche 911 2L conduzido desta vez apenas por Francisco Sá Carneiro terminou num excelente 8º lugar entre um total de 22 carros da categoria. A salientar que este “novíssimo” Porsche 2L estava pela primeira vez a completar um fim de semana de corridas já que em P Ricard devido ao mau tempo a prova fora cancelada.

Os vencedores da corrida após uma luta de 50 minutos com o carro espanhol foram os pilotos da ASM, Pedro Rezende e Miguel P. Amaral no Porsche 3.0 RS, que assim somam já 4 vitorias em 2015.

A temporada do Historic Endurance termina com os 250KM do Estoril nos dias 14 e 15 de Novembro.

Mais imagens na secção multimedia