2011-02-01

Quifel ASM Team ensaia novas soluções em Itália

O Zytek da equipa portuguesa, com Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla ao volante, vai testar o seu estádio de desenvolvimento na promoção à classe rainha do Campeonato Le Mans Series de 2011 – uma competição que arranca no primeiro fim-de-semana de Abril, em Paul Ricard, e termina no derradeiro fim-de-semana de Setembro, no Autódromo do Estoril.

O Quifel ASM Team e a Dunlop realizam, nos próximos dias 4 e 5 de Fevereiro (sexta e sábado), no Autódromo de Vallelunga, em Itália, importantes sessões de testes com vista à preparação do Campeonato Le Mans Series 2011, competição em que a equipa inscreve o Zytek (ex-LMP2) agora transformado para a classe rainha (LMP1), com Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla ao volante.

“Estamos ansiosos por analisar os resultados do nosso trabalho na preparação do carro durante o defeso”, confessa António Simões, Director do Quifel ASM Team, confiante de que as muitas inovações técnicas introduzidas no carro vão funcionar em pleno, confirmando as boas indicações fornecidas no ensaio realizado no final de Outubro passado, na pista de Portimão, quando o Zytek, então com várias soluções do formato LMP1 já integradas, rodou ao nível da principal concorrência.

Novos pneus e travões de maiores dimensões, mais 75 kg de peso e um motor com mais 40 a 50 Cv de potência são algumas das alterações introduzidas no Zytek que o tornam mais performante. Mas há muitas mais melhorias tecnológicas a ensaiar, ao nível, por exemplo, da suspensão, da aerodinâmica, da caixa de velocidade, do diferencial, da electrónica, etc, soluções desenvolvidas nas oficinas da ASM, em Lisboa, durante a paragem de Inverno, e que agora serão avaliadas na pista italiana.

Ausente, devido a afazeres profissionais, dos ensaios de Outubro, no Algarve, Miguel Pais do Amaral terá agora oportunidade para um primeiríssimo contacto com o novo formato do Zytek: “Estou naturalmente curioso em relação ao desempenho do carro. Sei que tudo se passará em pista mais depressa, a exigir ainda uma maior concentração de quem vai ao volante”, refere o piloto.

Para além das inovações no Zytek, o Quifel ASM Team aproveitará ainda para testar as melhorias introduzidas ao nível da organização da equipa, seja em termos do desempenho dos seus elementos, seja no que diz respeito ao reforço dos meios técnicos disponíveis. “Queremos atingir um nível de excelência também na estruturação da equipa”, conclui António Simões.