Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team confirmaram as aspirações a uma boa classificação nas 24 Horas de Le Mans ao alcançarem, na noite de quarta-feira, o terceiro melhor tempo por volta na sessão de abertura dos treinos de qualificação para a corrida do fim-de-semana na classe LMP2.
Embora tenha ficado, como já se esperava, algo distante dos tempos registados pelos dois HPD ARX01C, o Zytec 09S do Quifel ASM Team voltou a mostrar, depois da excelente vitória alcançada nos recentes 1000Km de SPA Francorchamps, que tem argumentos suficientes para lutar por um lugar no pódio em Le Mans, um dos confessados objectivos da equipa portuguesa para esta época.
“Coreu tudo conforme planeado”, sublinhou António Simões, Director do Quifel ASM Team, já ao início do dia de hoje, depois de os três pilotos da equipa – Miguel Pais do Amaral, Olivier Pla e Warren Hughes – se terem classificado para a corrida e terem confirmado algumas das soluções aerodinâmicas e de pneus possíveis para este circuito.
“Alcançámos um tempo razoável sem termos forçado muito o andamento, porque acima de tudo preocupámo-nos em testar as melhores afinações para a corrida”, explicou Maurício Pinheiro, team-manager do Quifel ASM Team, salientando que a sessão de treinos privados realizada em Maio, em Espanha, facilitou muito a tarefa de encontrar o melhor equilíbrio para o Zytek num traçado tão exigente, em termos consumo de combustível e de velocidade de ponta, como é o de Le Mans.
Também Miguel Pais do Amaral, que voltou a ser o “gentleman driver” mais rápido em pista, se mostrou satisfeito com o desempenho do carro e esperançado para a corrida: “Ainda será possível melhorar alguns pormenores, mas o trabalho já realizado no carro permite acreditar que poderemos lutar pelos primeiros lugares”, comentou.
Hoje, à noite, realizar-se-á a derradeira sessão de qualificação, e se a chuva aparecer, conforme está previsto, as posições na grelha de partida já não deverão conhecer alterações.