A ASM Team marcou novamente presença nas corridas do Iberian Gentleman Drivers, que se disputaram no circuito do Estoril nos dias 23 e 24 de Junho, obtendo vitórias nas classes onde se encontrava representada.
Carlos Peres e Miguel Moreno venceram com o Lotus Elan 26R o título mais importante do evento que tem em consideração a performance de cada viatura em competição.
Na primeira corrida, os pilotos do Lotus Elan, que saíram da pole-position após mais uma qualificação brilhante com mais de um segundo de vantagem para o segundo classificado, tinham a corrida controlada e encaminhavam-se para mais uma vitória à geral quando o motor de um dos participantes cedeu e derramou óleo na pista, o que motivou um pião do Lotus com Miguel Moreno ao volante. Não foi possível voltar a colocar o motor em funcionamento e o carro foi rebocado até à box, continuando a corrida de imediato mas não permitindo ir além do 10º lugar e 2º na classe reservada aos carros anteriores a 1965.
O Escort largou da 13ª posição e iniciou imediatamente uma brilhante recuperação, com o piloto Miguel Rio-Tinto a demonstrar uma excelente evolução ao longo do fim-de-semana. António Simões conduziu o carro na última metade da corrida mas, apesar de efectuar a volta mais rápida, não teve tempo para ir além da 5ª posição.
A segunda corrida ficou marcada por uma luta fantástica entre o Escort, pilotado por António Simões, e o Porsche 911 RS de Jesus Fuster. O piloto e proprietário da ASM rapidamente ganhou uma vantagem substancial assim que passou o Porsche, marcando a volta mais rápida do evento por larga margem ao rodar em 2:03,841. Após a paragem para troca de pilotos, Miguel Rio-Tinto manteve uma toada constante, o que permitiu vencer a categoria destinada ao carros anteriores a 1971.
Miguel Moreno largou da 10ª posição com o Lotus Elan e no final da primeira volta já se encontrava em 5º lugar, iniciando assim uma fantástica recuperação que culminou com a obtenção do 2º lugar à geral e 1º na classe H65. De referir que Carlos Peres, que conduziu o carro na segunda metade da corrida, teve uma contribuição essencial neste resultado ao rodar constantemente 2 a 3 segundos mais rápido que qualquer carro em pista e terminado praticamente colado à traseira do 1º classificado.
“O rescaldo das corridas é uma mistura de sentimentos pois poderiamos ter conquistado mais duas vitórias à geral, repetindo o feito de Monteblanco, mas um azar na 1ª corrida condicionou o resultado final do fim-de-semana. O carro esteve excelente e, apesar de lutarmos com carros mais potentes, conseguimos andar muito rápido e ganhar uma das corridas na classe H65.” comentou Miguel Moreno.
“Mais um fim-de-semana muito agradável, em que só faltou a vitória à geral. Demonstramos que temos ritmo para nos batermos com carros teoricamente mais fortes e que a vitória estaria ao nosso alcance. Mas foi muito bom termos conquistado uma vitória e um segundo lugar na nossa classe.” referiu Carlos Peres.
“Após a minha estreia em Monteblanco estava ansioso por voltar a conduzir o Escort e fiquei muito satisfeito por obter duas vitórias na categoria H71. Senti uma boa evolução, sendo possível andar rápido sem cometer excessos ou arriscar em demasia.” declarou Miguel Rio-Tinto.
“É sempre um prazer acompanhar os meus amigos nestas corridas e ajudar o Miguel Rio-Tinto nestes primeiros passos na competição automóvel. Foi um evento bem organizado e espero que se mantenha assim para consiguir aumentar o número de viaturas participantes e tornar as corridas ainda mais interessantes.” mencionou António Simões.
O circuito de Jarama será o palco da próxima prova do Iberian Gentleman Drivers nos dias 22 e 23 de Setembro integrada no programa do Jarama Vintage Festival.