O piloto português Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team conquistaram ontem, domingo, um brilhante segundo lugar na classificação geral dos 1000 Km de Hungaroring – quarta prova do campeonato Le Mans Series 2010 que terminou já ao princípio da noite na sinuosa pista dos arredores de Budapeste. A equipa portuguesa chegou a liderar a corrida e poderia mesmo ter garantido a vitória, mas uma paragem mais demorada nas boxes para substituição de um guarda-lamas da frente do Zytek 09S penalizou-a no emocionante duelo travado com a equipa Strakka Racing, também da classe LMP2, que juntou ao triunfo a proeza de ter alcançado o melhor tempo por volta nos treinos.
“Foi uma corrida histórica em que as mais potentes máquinas da classe LMP1 se viram batidos por seis carros da classe mais baixa, mais à vontade na lenta e estreita pista húngara”, explica António Simões, Director do Quifel ASM Team, notoriamente satisfeito com o comportamento dos seus pilotos e com a permanente evolução técnica do Zytek 09S: “Fizemos a melhor corrida em pista e teríamos vencido a prova se não fosse a perda de dois minutos para mudar uma peça”, acrescentou.
“Tínhamos algum receio de que o total desconhecimento da pista por parte do Miguel pudesse constituir uma dificuldade acrescida, mas tudo correu bem e ambos os pilotos estiveram inexcedíveis, chegando a ser os mais rápidos durante boas partes da corrida”, esclareceu ainda António Simões, que sublinha a nítida subida de rendimento do carro da equipa e a sua extraordinária adaptação aos traçados lentos e sinuosos.
Também para Miguel Pais do Amaral a corrida húngara foi uma excelente demonstração da subida de forma do Quifel ASM Team: “Tudo funcionou na perfeição e só foi pena o toque numa ultrapassagem a um carro mais lento que obrigou à substituição do guarda-lamas”, explica o piloto português, que voltou a partilhar o volante do Zytek 09S com o francês Olvier Pla. “Sem esse contratempo, que nos custou cerca de dois minutos de paragem, teríamos sido os vencedores”, concluiu.