2010-06-11

Quarto melhor tempo na qualificação abre boas perspectivas

A única equipa portuguesa presente nas 24 Horas de Le Mans largará da grelha de partida, às 14h00 de sábado (hora de Lisboa), com o 4º melhor tempo na classe LMP2, depois de, ao longo da três sessões de qualificação, os responsáveis do Quifel ASM Team terem sempre privilegiado o objectivo de estudar as melhores afinações do Zytek 09S para as específicas condições da corrida.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado e pensamos ter encontrado soluções que permitem um grande equilíbrio do carro tanto em piso seco como à chuva”, explica António Simões, Director do Quifel ASM Team, sublinhando que a equipa prescindiu mesmo de rodar durante a última hora das qualificações, depois de a chuva ter reaparecido, “optando por não correr mais riscos e permitir um maior repouso aos três pilotos”.

Também o “team manager” Maurício Pinheiro realça o facto de a afinação encontrada para o Zytek responder bem perante as diferentes condições do piso, “aspecto de fundamental importância quando é previsível que o tempo se apresente instável durante a corrida”.

Quanto ao facto de a equipa não ter ido além do 4º melhor tempo nos treinos, Maurício Pinheiro desvaloriza o facto e reconhece a superioridade ao sprint dos três carros equipados com motores Honda, recordando, no entanto, que estamos perante uma prova de “endurance” com 24 horas de duração.

“Até podíamos ter chegado à 3ª posição, mas o Olivier Pla encontrou muito tráfego quando utilizou os pneus de qualificação”, explica António Simões, adiantando que os outros dois pilotos, Miguel Pais do Amaral e Warren Hughes, se limitaram a rodar na primeira parte do treino, quando a pista ainda não tinha secado.
Para Miguel Pais do Amaral, o aspecto mais relevante é a excelente preparação da equipa: “Nunca nos apresentámos aqui tão bem preparados. Agora é só preciso que a sorte não nos abandone”, concluiu.