O piloto português Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team viram hoje o seu desempenho comprometido nos 1000Km de SPA Francorchamps por uma quebra do motor do Zytek 09SC. Na altura, o piloto português cumpria 106ª volta e encontrava-se na 10ª posição da geral, discutindo um lugar no pódio do Le Mans Series 2011 com o carro do Pescarolo Team e os dois Lola Toyota da Rebellion Racing, já que os três Peugeot e os três Audi oficiais presentes na pista belga – e que ocupavam, naturalmente, as seis primeiras posições – não estão envolvidos directamente neste Campeonato.
“Foi uma pena o motor ter partido antes de podermos fazer o forcing final e quando estávamos a andar a um ritmo muito regular, sem forçar demasiado o andamento”, explicou António Simões, director do Quifel ASM Team, visivelmente triste com o contratempo mecânico em que as provas de resistência são tão férteis e obviamente ávido de estudar em pormenor as razões que ditaram a falência do motor quando faltavam pouco menos de duas horas para o final da corrida.
“Já há muito tempo que não tínhamos problemas de motor e não vamos perder a confiança com este momento de azar”, referiu Miguel Pais do Amaral, que gostou da forma como o carro se comportou em pista e se bateu com a concorrência mais directa, tanto na qualificação como ao longo da corrida, enquanto o motor durou.
“Penso que estamos no bom caminho e que com a ponta de sorte sempre necessária conseguiremos um bom desempenho nas 24 Horas de Le Mans, onde os adversários serão praticamente os mesmos que encontrámos hoje em Spa”, concluiu o “gentleman driver” português.
Recorde-se que a próxima prova em que o Quifel ASM team marcará presença será precisamente a mítica prova francesa de 24 horas que se disputará a 11 e 12 de Junho próximo.