2011-05-06

Quifel ASM Team parte da 3ª linha da grelha em SPA

O piloto português Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team conquistaram um lugar na terceira fila da grelha de partida para os 1000Km de SPA Francorchamps, segunda prova do campeonato Le Mans Series 2011 que amanhã, sábado, se disputa na famosa pista belga.

O piloto francês Olivier Plas, que divide com Miguel Pais do Amaral o volante do Zytek 09SC do Quifel ASM Team, registou o sexto melhor tempo por volta nos treinos oficiais desta tarde, com 2.07.290 s, à frente dos três Peugeot oficiais que se viram impedidos de realizar um forcing final para garantirem as melhores posições, devido a um aparatoso acidente que encurtou os ensaios em cinco minutos (o carro de Pedro Lamy, por exemplo, foi apenas 19º).

Entre as equipas não oficiais, o carro do Quifel ASM Team apenas foi batido pelo Lola Toyota da Rebellion Racing com Nicolas Prost aos comandos, facto que deixou a equipa portuguesa um pouco desiludida:

“Acreditávamos, depois dos treinos livres, que conseguiríamos uma volta dentro do segundo 6, mas a utilização nas qualificações de pneus com uma mistura de borracha mais mole acabou por funcionar ao contrário do previsto e o carro começou a sair mais de traseira”, explicou Maurício Pinheiro, team-manager do Quifel ASM Team, que mantém excelentes expectativas para a corrida, acreditando na correcta afinação do carro.

Para António Simões, Director da equipa portuguesa, o despiste espectacular, a cinco minutos do fim da qualificação, do Pescarolo Judd da Oak Racing (que já não deverá correr amanhã), terá o condão de em teoria facilitar a partida da corrida de amanhã, uma vez que o duelo entre a Audi, grande dominadora dos treinos, e a Peugeot não acontecerá nas primeiras curvas. “Teremos, em princípio, uma largada mais calma e segura, o que é bom para nós”, explica Simões, que antevê “uma corrida muito dura”.

Também Miguel Pais do Amaral aguarda “uma prova desgastante numa pista muito rápida, estreita e com carros de andamentos muito diferentes”.