Apostando na estabilidade – os mesmos pilotos (Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla), a mesma marca (Zytek), os mesmos pneus (Dunlop) e os mesmos técnicos – o Quifel ASM Team vai correr em 2011 na classe rainha (LMP1) do Le Mans Series nas 24 Horas de Le Mans, uma promoção natural numa equipa ambiciosa que já venceu a classe LMP2 em 2009.
“Não fazia muito sentido continuarmos a competir na classe LMP2, tanto por razões económicas como desportivas”, refere António Simões, Director do Quifel ASM Team, equipa que esta tarde apresentou, nas suas oficinais, em Lisboa, a estrutura organizativa e o programa competitivo para a temporada de 2011.
“É financeiramente mais favorável alterar o carro para cumprir os novos regulamentos da classe LMP1 do que os da classe LMP2, principalmente quando já fomos campeões nessa classe e agora se abriu a possibilidade abraçarmos um projecto mais ambicioso”, acrescenta António Simões, justificando desta forma a opção pela promoção do Zytek à classe principal neste ano de grandes alterações regulamentares ao nível dos protótipos.
Já com o convite assegurado para a participação na próxima edição das 24 horas de Le Mans, em Junho, a equipa portuguesa aposta esta época na estabilidade da sua estrutura e num salto qualitativo ao nível da melhoria dos processos organizativos e de sofisticação tecnológica.
Mantendo a ligação à Zytek, com quem tem trabalhado intensamente na preparação do carro para a categoria LMP1, o Quifel ASM Team repete a sua dupla de pilotos, com o francês Olivier Pla e Miguel Pais do Amaral como gentleman driver, continua a usufruir do privilegio de ser parceiro de desenvolvimento técnico da Dunlop e fideliza a sua equipa de técnicos e engenheiros que tão boa conta de si tem dado.
“Gostávamos de chegar à derradeira corrida do Campeonato, que se disputará em Setembro, no Autódromo do Estoril, em posição de estarmos a discutir o título na Le Mans Series e assim podermos dar uma alegria ao público português”, refere Miguel Pais do Amaral, que ambiciona também alcançar a melhor classificação de sempre nas míticas 24 Horas de Le Mans.
Depois de já ter realizado duas sessões de testes com a versão do Zytek transformado para a classe LMP1 – em Outubro, no Autódromo de Portimão, e no início de Fevereiro, na pista italiana de Vallelunga – a equipa portuguesa prepara-se para realizar uma derradeira sessão nos ensaios oficiais do circuito francês de Paul Ricard, onde no primeiro fim-de-semana de Abril arrancará o Le Mans Series 2011.
“Os resultados dos treinos têm sido animadores, pois temo-nos batido de igual para igual com as principais equipas não oficiais da classe principal, isto quando o nosso carro ainda tem margem de progressão”, sublinha António Simões.
De facto, o Zytek do Quifel ASM Team recebeu um conjunto de novos equipamentos e órgãos mecânicos que lhe têm permitido ganhar cerca de um segundo por volta em relação à versão anterior, acreditando os engenheiros da equipa que será possível ainda melhorar o rendimento da viatura com novas soluções em desenvolvimento.
Novos pneus e travões de maiores dimensões, mais 75 kg de peso e um motor com mais 40 a 50 Cv de potência são algumas das alterações mais sensíveis introduzidas no Zytek. Mas há muitas mais melhorias tecnológicas ao nível, por exemplo, da suspensão, da aerodinâmica, da caixa de velocidade, do diferencial e da electrónica que importa ainda afinar.
“Apostamos na fiabilidade do carro, na consistência dos pilotos e na competência da equipa técnica para evoluirmos rapidamente e estarmos na luta para os primeiros lugares entre as equipas não oficiais. Porque as outras, como a Peugeot e a Audi, quando aparecerem a competir, estarão naturalmente num nível mais elevado”, conclui António Simões.